Representantes dos estados do Norte discutem plano nacional de combate aos efeitos da seca na Amazônia

30 de Setembro de 2024 às 22:43

Evento é realizado nos dias 14 e 15 de maio com trocas de experiências bem sucedidas que têm ajudado na redução de seca, garantia da segurança alimentar e segurança hídrica na região.

g1 Pará | 14/05/2024

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) sedia nos dias 14 e 15 de maio a 2° edição do Programa de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB), para discutir um plano nacional de combate aos efeitos da seca na Amazônia. O evento é no campus de Belém reunindo representantes dos estados do Norte.

A programação é no prédio central da universidade com participação da sociedade civil, privada e pública, onde participantes compartilham experiências bem sucedidas, que vem auxiliando no processo de redução de seca, garantia da segurança alimentar e segurança hídrica.

O evento também tem diversos momentos de interação e de dinâmicas culminando na apresentação de um relatório diagnóstico da atual situação da Amazônia em relação à seca e do processo denominado "savanização".

As discussões ocorrem em todo o Brasil em uma série de atividades que buscam reunir pessoas da sociedade civil organizada e do governo para discutir e analisar pontos importantes sobre o combate à desertificação e a mitigação dos efeitos da seca no país.

Uma das metas é que a partir desses encontros seja formulado o segundo PAB, válido para os próximos vinte anos. A iniciativa é realizada por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e, na região Norte, é coordenada pela professora Vânia Neu, da Ufra.

“Muitas vezes as pessoas pensam que o volume de água que temos aqui nunca vai acabar. Mas, ano passado mesmo, vimos que a água acabou. Várias regiões da Amazônia secaram e muitas pessoas ficaram sem água para beber. Elas ficaram sem água e sem comida porque aqui na Amazônia os rios não são só fonte de água, mas eles são as estradas para chegar nas comunidades e essas comunidades ficaram isoladas. A Amazônia está em um processo de seca cada vez maior”, diz.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2020, a seca já havia atingindo mais de 50% dos municípios brasileiros, o que faz ser um problema atual para o país.

Programação

Dentro da programação, serão expostas três experiências bem sucedidas, uma da iniciativa privada, uma da sociedade civil e outra do governo.

Além disso, serão apresentadas outras três experiências:

• Esfera governamental (um projeto no nordeste paraense (programa Proambiente)
  • Iniciativa privada (um projeto de agricultura regenerativa em Breves, no Marajó)
  • Experiência da sociedade civil organizada (um projeto de restauração na agricultura familiar, em Rondônia).

A partir desses cases os representantes dos estados darão contribuições sobre o que funcionaria para a sua região, agregando experiências e formulando alternativas.

"A ideia é que cada um venha e traga um pouco do seu território. As ações que vamos apresentar são pontos de partidas, ações que estão sendo feitas e que estão reduzindo o processo, que estão freando o processo de redução de seca, mantendo a segurança alimentar e a segurança hídrica também. E a partir delas, nós vamos construir o nosso plano", afirmou a coordenadora.

O evento é fechado, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), mas terá a participação de cerca de 20 pessoas da sociedade civil organizada e 20 representantes de governo.

O resultado de todos os seminários do PAB serão apresentados ao Ministério, que reunirá todas as informações sobre as regiões a fim de construir o plano nacional, que será válido pelos próximos 20 anos.

"A ideia é levar esse plano para a COP na Arábia Saudita, em dezembro, verificando a possibilidade de conseguirmos recurso internacional para implantar o que estamos propondo", finalizou.

Temas a serem tratados

Savanização

Um dos assuntos que serão tratados é a questão “savanização”, um processo de mudança da cobertura vegetal do bioma, com perda de árvores de grande porte, dando lugar espécies similiares ao que se encontra na região do Cerrado.

O debate pretende discutir o que pode ser feito para reduzir esse processo acelerado de savanização na região e como se adaptar aos efeitos das secas frequentes que estão ocorrendo nos últimos anos.

Desmatamento

Outro ponto destaque a ser debatido no evento será o processo de seca em várias regiões da Amazônia que tem como um dos principais motivos, o desmatamento.

"Agora, a gente já chegou a cerca de mais ou menos 20% de área desmatada. E nisso, a Amazônia vai começar a perder essa capacidade de formar tanta chuva, o que influencia não só para a gente aqui na região amazônica, mas para outras regiões do Brasil", revelou a professora, Vania Neu.

Sobre o PAB

O Programa de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB) é um projeto que busca identificar os aspectos que auxiliam o processo de desertificação e de seca no país.

Através dele é proposto e planejado ações estratégicas de curto, médio e longo prazos que possam auxiliar a combater esse processo, mitigar os efeitos das secas e prevenir e reverter os quadros de degradação do solo.

Notícia publicada primeiro no g1 Pará em 14/05/2024. Veja aqui.